Como funciona o ajuste dos parâmetros de calibração iterativa?

2008-05-21 15:53

Na grande maioria dos controladores o parâmetros xxLL edita diretamente o offset, enquanto que o parâmetro xxHL edita diretamente o ganho. Seja tanto da saída como da entrada.

Para as entradas:
Enquanto se está editando o offset ou o ganho, o valor de PV é alterado no display inferior das telas que contem estes parâmetros. O processo de calibração é iterativo, ou seja, deve-se ajustar o offset quando o sinal está próximo do início da faixa e o ganho quando o sinal está próximo do fim até que a leitura esteja correta tanto no início como no final do intervalo de entrada que está sendo lido.

No caso da saída (corrente):
O valor de MV deve ser manipulado em modo manual. Enquanto monitora-se a saída, deve-se aplicar em MV um valor próximo a 0% para alterar o offset e um valor próximo a 100% e alterar o ganho. Também é um método iterativo, devendo ser repetido até que os valores aplicados a MV relativos ao início e ao fim do intervalo de atuação correspondam aos valores reais (ex.: 0-20mA ou 4-20mA).

No caso do N1200 houve uma nova abordagem quanto à calibração. Trata-se de uma calibração por 2 pontos, onde o usuário aplica um valor na entrada do controlador e em seguida informa qual o valor, tanto para o início (InLL) como para o fim (InHL) da faixa utilizada. No caso da calibração da saída, as telas de OuLL e OuHL são sensiveis a incremento e/ou decremento e, quando editadas, aplicam um valor de corrente na saída. Este valor deve ser lido através de um miliamperímetro e informado na respectiva tela. Uma vez informado o valor de corrente que o controlador aplica no limite inferior e no limite superior, ao sair da tela de OuHL a saída estará calibrada.

Avaliação média: 0 (0 Votos)

Não pode comentar este artigo