Utilização do software SUPERVIEW com equipamentos não fabricados pela NOVUS

epifanio diniz benitez
2008-12-05 10:34
O SUPERVIEW é um software de supervisão desenvolvido pela NOVUS para uso preferencial com os equipamentos de nossa fabricação. Nesta condição a configuração da comunicação é simplificada e nosso cliente conta com a garantia de compatibilidade entre software e hardware. O SUPERVIEW permite também a conexão e comunicação com equipamentos MODBUS de outros fabricantes pelo uso do TAG tipo CUSTOM. Para estes casos de uso não podemos garantir a compatibilidade entre o SUPERVIEW e equipamentos de terceiros e nem oferecer suporte técnico que requeira conhecimento técnico destes equipamentos. A NOVUS garante que cumpre as especificações e boas práticas de implementação do protocolo de comunicação MODBUS e recomenda que dúvidas referentes à comunicação entre o SUPERVIEW e equipamentos de terceiros sejam esclarecidas com o fabricante destes equipamentos.
 
Oferecemos ainda algumas sugestões que podem facilitar a solução do problema ou ainda permitir que a causa do problema seja isolada e mais facilmente solucionada:
 
  1. Faça uma configuração mínima do Superview para comunicar com um único equipamento, lendo um único TAG deste.

  2. Desconecte todos os demais equipamentos da rede MODBUS.

  3. Utilize os LEDs Tx e Rx usualmente presentes nos conversores USB<->RS485 ou RS232<->RS485 para verificar se o Superview está enviando a requisição Modbus (LED Tx pisca) e se o equipamento MODBUS responde (LED Rx pisca). 

  4. Se o SUPERVIEW não envia requisição Modbus, verifique a configuração da porta COM e o funcionamento do conversor para RS485.

  5. Se o SUPERVIEW envia a requisição Modbus mas o equipamento não responde, verifique a correta construção e conexão do cabo RS485 e a configuração de endereçamento e parâmetros de comunicação no SUPERVIEW e no equipamento.

  6. Se o equipamento responde mas o SUPERVIEW apresenta o valor de erro do TAG, provavelmente o equipamento está respondendo uma mensagem de erro. Verifique se o comando MODBUS e a faixa de endereço solicitada são suportados pelo equipamento.

  7. Se o equipamento responde mas o valor apresentado no TAG não corresponde ao valor esperado, verifique a configuração do TAG no SUPERVIEW e a documentação de comunicação do equipamento. Verifique também se o endereço correto está sendo acessado. Atenção, o protocolo Modbus tem diferentes formas de endereçamento (por exemplo, o holding register no endereço zero é apresentado como endereço 40001 por alguns fabricantes de equipamentos).

  8. Se você tem um equipamento da NOVUS ou outro equipamento Modbus que você conhece e sabe que funciona, tente primeiro fazer este operar no Superview. Isto será particularmente útil se você está usando pela primeira vez o Superview ou não conhece bem o equipamento que não está operando.

  9. Existem programas para PC-Windows que simulam escravos Modbus e são úteis para isolar se o problema está no mestre (Superview) ou escravo (equipamentos). Estes programas não são ferramentas oficiais de homologação de compatibilidade com o protocolo Modbus. Segue referência para um destes programas:
Modbus Poll (mestre) e Modbus Slave (escravo):
 
Esperamos estar contribuindo não só para a solução do problema, mas também para um melhor entendimento dos procedimentos de mitigação de problemas em redes RS485 – Modbus. 

Tags: modbus, rs485, superview, usb
Avaliação média: 0 (0 Votos)

Não pode comentar este artigo