Qual o modo de operação devo selecionar para cada AirGate-Modbus da rede?

Felipe Sieben
2011-11-28 16:57
O AirGate-Modbus possui 4 modos de operação, onde cada um atende a uma aplicação específica.

  • AirGate-Modbus conectado localmente ao mestre Modbus: Quando o AirGate está conectado localmente ao mestre da rede através da interface USB e/ou RS485, há 3 possibilidades de modo de operação:

  1. Se forem utilizados dois mestres Modbus, um na USB e outro na RS485, deve-se utilizar o modo de operação Multi-Master. É importante lembrar que não poderá haver escravos locais ao mestre quando operando nesse modo. O timeout configurado em cada um dos mestres deve ser o dobro do valor configurado para o AirGate-Modbus.
    Modo Multi-Master
  2. Se for utilizado um mestre Modbus na interface USB, deve-se utilizar o modo de operação USB-Master. Neste modo é possível utilizar a interface RS485 para conectar escravos na rede.    
    Modo USB-Master
  3. Se for utilizado um mestre Modbus na interface RS485, deve-se utilizar o modo de operação RS485-Master. Com esse modo de operação é possível conectar o AirGate Modbus em qualquer ponto da rede, podendo haver, inclusive escravos entre o AirGate e o mestre. Este modo de operação pode ser utilizado também para expansão do alcance da rede (Como posso aumentar o alcance entre AirGates?).                                             
    Modo RS485-Slaves
  • AirGate-Modbus conectado remotamente ao mestre Modbus: Quando o AirGate está sendo utilizado para dar continuidade a rede Modbus, onde haverão apenas escravos conectados a ele através da interface RS485, deve-se utilizar o modo de operação RS485 Slaves;                                                               
    Modo RS485-Slaves
Vale ressaltar alguns detalhes:
A interface sem fio só comunica entre AirGates que estejam configurados com uma mesma PAN ID (O que é PAN ID?) e uma mesma chave de criptografia (O que é chave de criptografia e como devo configurá-la?)  configurada. Uma rede sem fio é composta por um AirGate coordenador que pode estar operando como Multi-Master, USB-Master ou RS485-Master e AirGates que dão continuidade a rede Modbus operando como RS485-Slaves.
Avaliação média: 0 (0 Votos)

Não pode comentar este artigo