No Configurador, o que são e para que servem as mensagens de Status do FieldLogger e Status dos Canais?

sandro rafael dos santos
2011-01-29 16:05

Estas são mensagens que informam algumas condições ou estados de comportamento do instrumento. Em ambos os casos, as mensagens podem ser compostas por mais de uma sinalização de estado, embora apenas uma seja visível na tela de cada vez. Para verificar se há outras sinalizações, deve-se clicar na respectiva mensagem.

As mensagens de Status do FieldLogger podem ser úteis para se verificar o estado atual do processo de aquisições, além de se poder detectar alguns erros do instrumento. Elas pode ser compostas das seguintes informações:

  1. Relógio não Localizado: Indica que o relógio de tempo real, necessário ao modelo Registrador, não foi encontrado no aparelho. Dessa forma, o FieldLogger I/O não é capaz de efetuar aquisições em memória local.
  2. Memórias E2PROM não localizadas: Indica que as memórias de aquisição, necessárias ao modelo Registrador, não foram encontradas no aparelho. Dessa forma, o FieldLogger I/O não é capaz de efetuar aquisições em memória local.
  3. Memórias E2PROM cheias: Indica que a memória disponível para aquisições já foi totalmente preenchida por aquisições.
  4. Primeira aquisição já foi efetuada: Indica que o processo de aquisições já iniciou.
  5. Todas as aquisições programadas já efetuadas: Indica que o processo de aquisições já foi terminado.
  6. Erro na conversão do auto-zero: Indica que o valor lido do zero do conversor A/D está fora da faixa especificada. Este erro deve ser reportado à assistência técnica.
  7. Erro na conversão do auto-span: Indica que o valor lido do fundo de escala do conversor A/D está fora da faixa especificada. Este erro deve ser reportado à assistência técnica.
  8. Erro na conversão da junta fria: Indica que o valor lido do sensor de junta fria está fora da faixa especificada. Este erro deve ser reportado à assistência técnica.

As mensagens de Status dos Canais informam condições de funcionamento relativas a cada canal. Estas mensagens podem ser úteis para se localizar erros de conexão/configuração dos canais. Sugere-se, quando aparecerem, verificar as conexões dos sensores (mal-contato, sensores em canais errados, sensores virados, …). São elas:

  1. Conversão muito baixa: Indica que o valor convertido é menor que a faixa de trabalho do conversor A/D (-5mV).
  2. Conversão muito alta: Indica que o valor convertido é maior que a faixa de trabalho do conversor A/D (+55mV).
  3. Valor negativo após calibração: Indica que, mesmo após a etapa de calibração do sinal convertido, ele continua muito baixo. O caso típico é quando o canal de entrada espera um sinal 4-20mA e a corrente de entrada é menor que os 4mA mínimos.
  4. Limite de linearização excedido: Indica que o valor da entrada foi superior ao limite de linearização do instrumento.
  5. Resistência do cabo Pt100 muito alta: Indica que a resistência do cabo Pt100 está alta demais em relação ao valor do próprio Pt100. Verificar sensores e conexões.
Avaliação média: 0 (0 Votos)

Não pode comentar este artigo