Qual a distância limite para sinal analógico 4 a 20mA?

sandro rafael dos santos
2011-01-29 16:24

Teoricamente, não há um limite de distância para a transmissão.

Na prática, contudo, deve-se garantir que a impedância dos cabos não gere uma queda de tensão que seja suficiente para alterar ou impedir a transmissão do sinal.

Da mesma forma, o ambiente por onde os cabos passarão pode influenciar na transmissão. Embora o 4-20 mA, por ser um sinal de corrente, seja mais imune a ruídos eletromagnéticas, ele ainda assim pode sofrer degenerações em ambientes muito ruidosos. Sabe-se que a utilização de um par trançado para a transmissão do sinal 4-20 mA aumenta ainda mais a robustez do sistema, sendo recomendado principalmente nos casos onde o ruído eletromagnético pode ser um problema.

Por fim, pode ser necessário, principalmente em distâncias longas, a utilização de um cabo blindado (com malha). A malha deve ser aterrada em apenas um dos lados e ajuda na proteção dos equipamentos. Neste quesito, vale a pena considerar o uso de transmissores isolados.

Com esses cuidados, pode-se chegar a grandes distâncias na transmissão do 4-20 mA. Sabe-se de casos onde o sinal foi transmitido por mais de 1 km.

Avaliação média: 0 (0 Votos)

Não pode comentar este artigo